CAMILIANOS NA JMJ RIO 2013


Entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, ocorreu a 28ª Jornada Mundial da Juventude, com o lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Este lema busca gerar no coração de cada jovem peregrino um chamado ao discipulado e à missão – ‘discípulos-missionários da nova evangelização’.
A programação da Jornada Mundial da Juventude foi bastante intensa e marcada pela humildade, simpatia, alegria e simplicidade do bispo de Roma, o Papa Francisco. Os atos centrais consistiram no seguinte cronograma:
23 de julho – Missa de abertura: sem a presença do Papa Francisco, o arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, O. Cist., nesta celebração acolheu todos os peregrinos, dos mais diversos rincões do Brasil e do mundo.
25 de julho – Cerimônia de boas-vindas ao Papa: os peregrinos dos cinco continentes acolhem o Papa Francisco, na praia de Copacabana.
26 de julho – Via-Sacra: momento de oração, meditação e reflexão sobre a via dolorosa de Nosso Senhor Jesus Cristo, recordando o imenso amor de Deus por nós.
27 de julho – Vigília: devido situação climática não ocorreu no Campus Fidei, em Guaratiba, mas, sim na praia de Copacabana. Foi uma noite de reflexão, oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.
28 de julho – Missa de Envio: nesta Santa Missa presidida pelo Papa Francisco todos os jovens receberam a bênção de Envio, pois a JMJ é um espaço pedagógico para enfrentar os desafios e a missão depois do envio. Nesta também foi anunciada a sede da próxima JMJ, que acontecerá na Cracóvia (Polônia), em 2016.
Sucintamente, o que segue acima foram os atos inerentes à JMJ. No entanto, nos dias 25, 26 e 27 aconteceram as Catequeses, ministradas por bispos, segundo o idioma dos peregrinos. Também ocorreu a Feira Vocacional, espaço para as diversas congregações exporem seu carisma e apostolado.

Para nós, Camilianos, ficou a marca de uma forte experiência de fé e esperança transmitida pelo
Papa Francisco com seu carisma todo especial e acolhedor, demonstrando atenção, afeto e carinho pelo povo de Deus, de modo especial, aos jovens. Acreditamos que as cenas dos encontros e compromissos foram ocasiões comoventes e emocionantes, pois tudo aconteceu com naturalidade, espontaneidade, veracidade, beleza e delicadeza do Papa Francisco.
“Ésta es la juventud del papa – Esta é a juventude do Papa”: eis o grito dos jovens!

Oração Oficial da JMJ

Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e n’Ele, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.  Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização. Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.
Amém!
[Pe. Gilmar Antônio Aguiar e Pe. Mateus Locatelli]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS