Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá


Relíquia do coração de São Camilo de Lellis está no Brasil - Macapá
O coração de São Camilo de Lellis chegou ao coração do Brasil nesse domingo, 1 de Julho, partindo depois para Macapá.

O Brasil recebe a Relíquia do coração de São Camilo, no contexto das celebrações dos 400 anos da fundação da Ordem dos Ministros dos enfermos, os padres Camilianos. A Relíquia permanecerá em território nacional por um mês, percorrendo diversas cidades e obras do camilianos no Brasil.O pároco da paróquia de São Camilo de Lellis de Brasília, Pe. José Maria dos Santos, foi à Itália receber das mãos do Pe. Francisco de Macedo a relíquia do coração do santo, em cerimônia com a presença do Embaixador do Brasil na Itália e do Superior-Geral dos padres camilianos, Padre Renato Salvatore.
Na tarde de ontem (5), os fieis receberam com homenagens a relíquia do Coração de São Camilo, o santo padroeiro dos doentes. A peça, considerada um símbolo da sensibilidade e de amor ao próximo, chegou à capital por volta das 14h30 e seguiu em cortejo até a Catedral de São José de Macapá. Durante estadia na cidade, haverá celebração de missas, palestras, momentos de reflexão e oração. 
No ano em que se comemora 400 anos da morte de São Camilo, 90 anos da chegada da Congregação Camiliana no Brasil e 40 anos de atuação em Macapá, o Coração de São Camilo saiu pela vez da Casa Geral dos Camilianos em Roma, quarto em que o padroeiro morreu e que posteriormente foi transformado em um pequeno oratório. A peça chegou ao Brasil no dia 1 de julho e percorre as cidades onde atuam casas camilianas, entre elas, a capital amapaense. O coração de São Camilo De Lellis está preservado como relíquia, na Casa Geral dos Camilianos em Roma. Após chegada à Catedral, o padre camiliano Jorge de Souza, um dos sacerdotes dos responsáveis pela Capela de São Camilo e São Luiz do Hospital São Camilo em Macapá, fez a apresentação da relíquia aos fieis, explicando o significado deste momento para igreja católica. A comunidade participou de momentos de oração na vigília com o tema “Com São Camilo abraçamos os doentes” “O objetivo é divulgar para a igreja do Estado, quem foi Camilo De Lellis, o carisma camiliano e mostrar o que Deus fez ao longo dos séculos em sua igreja” ressaltou padre Jorge de Souza.
Programação Hoje (6), a programação continua no Hospital São Camilo, com Vigília de Oração a partir das 10h. As 17h acontece a Celebração Eucarística, em seguida a relíquia ficará exposta para veneração dos fieis. As 20h, a comunidade seguirá em carreata até a Paróquia de Santa Teresinha, no Distrito de Fazendinha, onde haverá missa e vigília, permanecendo até o próximo dia 8. A programação encerra no domingo (8) na Paróquia de Santa Teresinha, com missa as 8h presidida pelo Bispo Dom Pedro Conti e concelebrada pelo pároco da Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus, padre José Wilson em despedida à relíquia do Coração de São Camilo. A peça partirá para o aeroporto às 11h. A peregrinação do Coração de São Camilo no Brasil ocorrerá até o dia 29 de julho e ainda percorrerá as cidades de Brasília, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, e Pinhais no Paraná.
Fonte: zenit e Jornal do Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS