Coração em Pinhais


Relíquia: coração de São Camilo de Lellis chegará ao Paraná


Pinhais, PR, 13 jul (SIR) - No mês em que se festeja o dia de São Camilo de Lellis, o município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, estará recebendo nos dias 28 e 29 de julho, na paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, a peregrinação do coração do padroeiro dos enfermos e profissionais da saúde.
Essa é a primeira vez que a relíquia do santo faz uma peregrinação por alguns Estados do País. O motivo da visita, que teve início no dia 30 de junho, é a comemoração dos 90 anos da chegada dos primeiros missionários Camilianos ao Brasil.
A relíquia, que é uma parte do coração de São Camilo de Lellis preservada desde a sua morte, vem de Roma, na Itália, da Casa Geral dos Camilianos. Depois que o santo veio a falecer, em 14 de Julho de 1614, os padres da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) pediram que o coração dele fosse retirado e embalsamado. O coração ficou guardado até sua beatificação (em 1742 pelo Papa Bento XIV), depois disso, o órgão foi exposto em uma relíquia para a veneração dos fiéis.

Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos)
No dia 14 de julho a Igreja celebra a memória de São Camilo de Lellis (1550 - 1614), fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) e patrono dos enfermos, profissionais de saúde e dos hospitais. Depois de convertido, Camilo se entregou de corpo e alma ao serviço dos doentes, vendo e servindo neles o próprio Cristo. O papa Bento XIV na Bula de Canonização de São Camilo considera-o fundador de uma "nova escola da caridade".A Ordem logo se espalhou por todo o mundo, e hoje se encontra em 34 países.
No Brasil o padre Camiliano Inocente Radrizzani chegou em 1922 e fundou a Província Camiliana Brasileira, que completará 90 anos este ano, e que atua na promoção da saúde, promovendo a pastoral da saúde nos hospitais, nas paróquias e nas dioceses.Na arquidiocese de Curitiba os Camilianos estão trabalhando desde 1961, com duas Capelanias, a do Hospital das Clínicas e a do hospital Cajurú. Na cidade de Pinhais/ PR eles possuem uma casa de formação, que atualmente acolhe os religiosos de votos temporários que estudam teologia, além de trabalharem ainda na paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança. Atualmente também um padre Camiliano presta assessoria para pastoral da saúde da arquidiocese.

Fonte: Dom total.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS