S. João Batista de La Salle Presb., CmFac



S. João Batista de la Salle, presbítero, fundador, +1719

Nasceu em 1651, em Reims, França. Estudou na Sorbonne, Paris. Em 1678 foi ordenado sacerdote e tornou-se cônego. Renunciou, entretanto, aos ricos emolumentos do canonicato e, juntamente com doze companheiros, fundou, em 1684, a congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. É o primeiro instituto de base leiga, que inspirará, mais tarde, o surgimento dos diversos institutos seculares de leigos consagrados. 

João Batista de La Salle dedicou a sua vida à educação. Não apenas se preocupou com a instrução primária, mas também com a formação humana e profissional da juventude. Para isso fundou institutos técnicos, com cursos profissionais. Com grande intuição, aboliu o uso do latim e adotou a língua pátria para o ensino de todas as matérias. Foi sem dúvida um inovador da educação, revolucionando os métodos pedagógicos e elaborando uma filosofia da educação, cujas influências benéficas ainda se fazem sentir. 

A sua obra perdura até hoje, na presença dos seus filhos, os irmãos Lassalistas, em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Partiu para o Paraíso em Rouen, no dia 7 de abril de 1719.

Fonte:

SAV - Fortaleza



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS