CRB realizou Assembleia Geral Ordinária 2017



Um pouco da AGO

A CRB Nacional realizou a Assembleia Geral Ordinária, dia 28 de março, no Centro Cultural de Brasília (CCB), em Brasília (DF), com a presença da Diretoria, da Equipe Interdisciplinar, Conselho Fiscal, representantes e coordenadores das 20 Regionais e Assessores Nacionais Executivos.

No seu Relatório, a presidente, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, lembrou que “Animar, coordenar e representar a Vida Consagrada do Brasil é a missão da Diretoria da CRB Nacional. Com alegria buscamos concretizar esta grande e bonita missão acompanhando a caminhada, acontecimentos, celebrações, vitórias, conquistas, desafios, dificuldades, luzes e sombras dos Religiosos e Religiosas das Congregações, Institutos e Ordem no Brasil”.

“Confiantes na ação do Espírito, que faz brotar coisas novas e na presença de Maria, que nos contagia com sua gratuidade e prontidão, saímos depressa para concretizar as propostas do novo Horizonte e as Prioridades assumidas na Assembleia Geral Eletiva em 2016. Nos empenhamos na elaboração do Plano do Triênio 2016-2019 planejando atividades para cada uma das Prioridades em sintonia com as necessidades da VRC, apelos da realidade e da Igreja" relatou.

Foi relatado que a CRB Nacional conduz alguns projetos que ajudam na formação permanente da VRC do Brasil e de outros países e na animação da VRC.

Entre tantas atividades destacou-se que a Comunidade Missionária Intercongregacional no Haiti, contou, em 2016, com a presença e a significativa ação de 08 Religiosas pertencentes a 08 Congregações:

1. Ir. Maria Goreth Ribeiro (Filhas de Santa Teresa - Teresianas),

2. Ir. Rosângela Ferreira da Silva (Missionária de Jesus Crucificado), regressou ao Brasil em setembro de 2016,

3. Ir. Maria Câmara Vieira (Servas da Santíssima Trindade),

4. Ir. Ideneide do Rêgo (Irmãs Carmelitas da Divina Providência),

5. Ir. Marlene Aparecida Avansi (São Francisco da Providência de Deus) regressou ao Brasil,

6. Ir. Zenaide Laurentina Mayer (Franciscanas de São José),

7. Ir. Vanderléia Correa de Melo (Instituto das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei) e

8. Ir. Helena Margarida ( Fraternidade esperança).

Para Pemba, Moçambique, África, foram enviadas quatro missionárias de diferentes Congregações:

1. Ana da Glória, da Congregação das Franciscanas Penitentes Recoletinas,

2. Neusa Aparecida Bernardo, da Congregação das Franciscanas da Penitência,

3. Francisca da Silva Maia, da Congregação das Cordimarianas e

4. Telma Silva de Oliveira, da congregação das Irmãs da Purificação de Maria Santíssima,

Realizaram-se vários Projetos Sociais, Redes e Parcerias:

Através da valiosa contribuição da Ação Episcopal Adveniat, a CRB Nacional constrói pontes de ajuda a vários Projetos de Proteção Social Básica.

A Rede “Um Grito pela Vida” que tem por objetivo ações contra o tráfico de pessoas, prossegue seu desafiante trabalhos, organizada em 23 núcleos, com mais de 300 Religiosas/os envolvidos. Neste ano celebra 10 e acontecerá um Seminário especial de avaliação e celebração, em Brasília.

Muitas outras parcerias foram concretizadas, somando com várias outras entidades, organismos e a CNBB

No final, fou feito um agradecimento a todas as Congregações que liberam seus Irmãos, Irmãs ou Presbíteros para assumir a missão na CRB Nacional. Contando com as orações de todos/as, elevamos um hino de louvor ao Deus da Vida pelo bem que a CRB vem realizando de dedicação ao povo de Deus.

A AGO teve outros momentos bastante interessantes como a apresentação das Regionais e o Curso da AXIS sobre Questões do Plano Trienal, Avaliação de Projetos, Lideranças.

Fonte: http://www.crbnacional.com.br

SAV - Fortaleza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS