25 de maio - Nascimento de São Camilo de Lellis

NASCIMENTO E JUVENTUDE


Nasceu em Bucchianico, cidade da diocese de Chieti, na região dos Marrucini, em 1550, não sem indícios de futura santidade, pois sua mãe, que o concebeu em idade avançada, viu em sonho que daria à luz um menino com uma cruz no peito, à testa de um grande número de jovens, também eles marcados com a cruz. A adolescência de Camilo, porém, não correspondeu a estas previsões, pois a viveu no vício, sobretudo em jogos de azar, com desperdício de saúde, dinheiro e honra, a tal ponto que, forçado pela pobreza, teve que se submeter a trabalhos humildes, indignos de seus antecedentes, no Hospital dos Incuráveis em Roma, em seguida nos exércitos de Veneza e, enfim, a serviço do convento dos Capuchinhos a Siponto (hoje Santa Maria de Siponto n. t.), perto de Manfredônia.

Sempre inconstante, sempre insuportável para si mesmo e para os outros, nunca foi abandonado por Deus misericordioso que sempre o manteve longe de um maior abismo, isto é, da impiedade e de blasfêmia, comum entre os jogadores, cuja companhia lhe era familiar, e, mostrando-lhe a riqueza de sua misericórdia, o despertou do sono da morte com sua mão poderosa e seu braço estendido; finalmente, o tirou do caminho de perdição e o reconduziu ao caminho da salvação.

Sua conversão e início de uma vida mais santa. Um dia, em viagem, Camilo meditava as palavras de uma piedosa exortação que antes tinha ouvido com desagrado. Ruminava de alguma forma as palavras que tocavam seu coração. De repente, desgostoso de seus pecados e temendo o julgamento divino, prostrou-se em terra e não se ergueu antes de ter, num grande ato de dor, mostrando arrependimento dos pecados de sua vida passada, e feito o propósito de, no futuro, acolher fielmente a graça que recebera de Deus.

A partir de então, feito homem novo, Camilo não só renunciou a qualquer tipo de vícios, mas começou a viver buscando com decisão a meta sublime da perfeição cristã.
Vestiu o hábito de São Francisco na Ordem dos Frades Capuchinhos em Siponto.

Como, porém, uma chaga, que tinha contraído numa das pernas, reabriu, com grande desolação sua, foi demitido duas vezes pelos superiores, também eles entristecidos; e, assim, foi obrigado a desistir deste tipo de vida mais austera que se lhe tinha tornado agradável.

Retornando a Roma, voltou à sua antiga casa, isto é, ao Hospital São Tiago dos Incuráveis e, tendo Deus assim estabelecido, foi encarregado da administração do hospital.

Como Camilo não se preocupava tanto em servir aos homens, mas a Deus, no desempenho do cargo dedicou-se inteiramente a cuidar das necessidades dos doentes com muita dedicação e diligência.

Fonte: arquivo próprio

SAV - Pinhais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS