Nossa Senhora da Saúde, festa

Nossa Senhora, Saúde dos Enfermos


Na Igreja da Casa da Madalena, sede geral da Ordem, em Roma, preserva-se a imagem de Nossa Senhora da Saúde (Salus Infirmorum). A história dessa imagem é muito simples e singela. Dois anos antes da morte de São Camilo, próximo da Casa da Madalena veio morar uma senhora, Settimia de Nobili. Ela era muito devota de Nossa Senhora, também vivia adoentada e foi assistida pelo piedosíssimo Padre Cesare Simonio. Essa senhora tinha na sua casa uma imagem da Virgem, com o Menino nos braços, à qual tinha muito apego e devoção: era um quadro de Nossa Senhora da Saúde.

A gentil senhora, quando estava prestes a falecer, no dia 19 de janeiro de 1614, deixa em testamento a doação da imagem para os padres Camilianos. No dia 25 de maio, de 1616, morria a senhora Settimia, assistida pelo Padre Cesare Simonio. Esse tomou o quadro da Virgem e colocou-o sobre o altar-mor da Igreja de Santa Maria Madalena. Até hoje a imagem é conservada, venerada e guardada pelos Religiosos da Ordem dos Ministros dos Enfermos. A festa de Nossa Senhora da Saúde é comemorada no dia 16 de novembro.

Nos processos para Beatificação, ocorrida no dia 8 de abril de 1742, e de Canonização, no dia 29 de junho de 1746, um aspecto muito importante na vida de São Camilo foi a sua vida contemplativa. Ele foi um homem simples, de grandes proezas e de uma vida espiritual profunda. Compreendeu como viver os apelos do evangelho. Foi reconhecido como o homem que revolucionou o cuidado para com a saúde das pessoas doentes e foi fundador de uma nova escola de caridade. 

A experiência mariana de São Camilo, portanto, mostra-nos a proximidade entre Maria e Camilo quando cuidava dos doentes. Maria, uma mulher santa que soube amar e oferecer com largueza tudo que tinha, entregou-se inteiramente. Soube silenciar-se e acolher os planos de Deus. Em momento algum murmurou contra a vontade divina. Seu padecer suportou com fé. Não desistiu jamais de seu Filho. Acompanhou toda a sua paixão e teve-o em seus braços, todo chagado e morto. Assim São Camilo assimilou em sua vida e em sua atividade toda a via-sacra. Nos atendimentos que fazia, certamente era forte a presença de Maria ao seu lado, pois cuidava dos doentes com amor de mãe.

[Pe. Gilmar Antônio Aguiar, M.I.]

SAV - Pinhais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS