Ss. João de Brébeuf, Isaac Jogues Presbs. e Comps. Mts, MFac



S. João de Brébeuf, Santo Isaac Jogues e companheiros, mártires, séc. XVII

No século XVII, a Companhia de Jesus participou da aventura pelos mares desconhecidos que levou à descoberta e colonização de um novo mundo: o continente americano. Nas expedições, os jesuítas garantiam a chegada da palavra de Deus e os conhecimentos do cristianismo aos povos colonizados, e ao mesmo tempo davam apoio espiritual aos corajosos expedicionários durante as viagens. Comandantes, navegadores e marinheiros eram os portadores da civilização, enquanto os jesuítas tinham como bandeira a catequese.

A data de hoje foi incluída no calendário da Igreja para homenagear a memória do martírio de oito missionários jesuítas, todos de origem francesa: João de Brébeuf, chefe da missão, Isaac Jegues, Renato Goupel, João de Landi, Gabriel Lalmant, Antônio Daniel, Carlos Gurmier e Natal Chabanel.

Esse grupo de mártires representa a primícia da santidade do continente norte-americano, envolta com o sangue do martírio. Mas, com certeza fazem parte da segunda geração de jesuítas e franciscanos enviados para a catequização, por isso adentraram bastante ao continente. Eles estavam espalhados na selvagem região coberta por imensas florestas e grandes lagos, nos confins dos Estados Unidos com o Canadá. Os povos locais, conhecidos como "peles-vermelhas", eram formados pelas tribos guerreiras dos Urões e dos Iroqueses, que disputavam o território, mas que se uniam para resistir bravamente aos "homens brancos" invasores, vingando-se sangrentamente em todos que lembrassem os inimigos, principalmente nos jesuítas cuja única arma era a palavra de Deus.

Foram torturados e mortos em diferentes datas, entre 1642 e 1649, num período de inquietação na vida da recente colônia americana, não só religiosa como também política. Deles, apenas as relíquias de João de Brébeuf e Gabriel Lalemant foram encontradas e levadas para Quebec, Canadá, por ser colônia francesa, onde até hoje estão expostas as orações dos devotos e peregrinos.

A colina onde foram assassinados Padre Jogues e seus companheiros é chamada de "Montanha da Oração" e, ainda hoje, existe uma paróquia formada e mantida pelos Urões católicos. Nos locais onde os outros morreram outras igrejas foram construídas e destinadas à comunidade católica indígena.

Fonte: http://evangelhoquotidiano.org

SAV - Pinhais



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS