Assunção de Nossa Senhora, solenidade


Assumption of the Virgin - Guido Reni

Assunção de Nossa Senhora

A morte da Virgem Maria chama-se dormição, porque foi sonho de amor. Não foi triste nem doloroso; foi o cumprimento dum desejo. É probabilíssimo e hoje bastante comum a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos apóstolos. A tradição antiga localiza a sua morte no Monte Sião, na mesma casa em que seu filho celebrara os mistérios da Eucaristia e onde, em seguida, tinha descido o Espírito Santo sobre os apóstolos.
Hoje, sobre a parte da área que a Basílica de Constantinopla ocupou, levanta-se a "igreja da Dormição", magnífica rotunda de estilo gótico, consagrada em 1910, cujas pontiagudas torres se descobrem de todos os ângulos de Jerusalém. É lugar preferido por fiéis de todas as confissões cristãs para o seu último descanso na terra. Assim vê-se rodeada de cemitérios católico, grego, arménio e protestante anglicano.
Por meio da Constituição Apostólica "Munificentissimus Deus", definiu Pio XII esta doutrina como dogma de fé. Dada em Roma, junto de S. Pedro, no ano do grande Jubileu, mil novecentos e cinquenta, no dia primeiro de Novembro, festa de todos os Santos.


Nota litúrgica

15 de agosto é o dia fixado para a celebração da Assunção de Maria no calendário litúrgico universal. No Brasil, por decisão da CNBB, toda vez que o dia 15 de agosto não for um domingo, esta celebração é transferida para o domingo, imediatamente, seguinte. No entanto, há alguns dioceses, no Brasil, que têm Nossa Senhora da Assunção como titular ou padroeira e que, por isso, celebram a solenidade da Assunção no seu dia próprio. Portanto, aonde não foi celebrada a solenidade, toma-se o domingo mais próximo.

Fonte: http://evangelhoquotidiano.org

SAV - Pinhais


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS