Nascimento de São Camilo

Aos 25 de maio de 1550 nasceu Camilo de Lellis


São Camilo era italiano de Abruzzo, mas precisamente da cidade de Bucchianico. Em 1550, ano de seu nascimento, sua família carregava no sangue virtude, coragem e brio dos que lutaram nas Cruzadas.

Seu nascimento coroou o casamento de tantos anos da senhora Camila, a mãe, que até os 60 anos de idade não tinha conseguido dar um herdeiro ao esposo João, não sem indícios de futura santidade, pois sua mãe, que o concebeu em idade avançada, viu em sonho que daria à luz um menino com uma cruz no peito, à testa de um grande número de jovens, também eles marcados com a cruz. 

A adolescência de Camilo, porém, não correspondeu a estas previsões, pois a viveu no vício, sobretudo em jogos de azar, com desperdício de saúde, dinheiro e honra, a tal ponto que, forçado pela pobreza, teve que se submeter a trabalhos humildes, indignos de seus antecedentes, no Hospital dos Incuráveis em Roma, em seguida nos exércitos de Veneza e, enfim, a serviço do convento dos Capuchinhos a Siponto (hoje Santa Maria de Siponto n. t.), perto de Manfredônia.

Sinopse: Pertencente de uma nobre e tradicional família, Camilo de Lellis foi militar e pelo seu caráter, expulso da tropa. Viciado em jogo, levava vida profana e decadente. Perdeu todos os seus bens. No momento mais melancólico de sua vida, em uma situação de mendicância, Camilo foi tocado pela graça divina, arrependendo-se de todos os seus pecados, passando a dedicar sua vida a servir, por espírito de caridade, aos doentes pobres em hospitais. E diante de tanta dedicação, fundou a Companhia dos Servidores dos Enfermos, conhecidos como Camilianos. E não é por menos que tornou-se patrono dos enfermos e dos hospitais.


Fonte: doc. pessoal.

SAV - Pinhais



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS