Setembro, mês da Palavra de Deus



Celebrando as Vocações e a Palavra de Deus 

A Igreja dedica o mês de agosto como um tempo privilegiado para refletir sobre vocação. Como uma mãe ela deseja nos “educar” para ouvir a voz de Deus, que em seu Filho Bem-Amado, chama-nos constantemente e espera de cada pessoa uma resposta de amor que só pode ser dada mediante a fé, porque, por meio da vida eclesial – sacramentos e Palavra de Deus –, “temos experiência do amor de Deus, percebemos sua presença e aprendemos a reconhecer essa presença em nossa vida diária. Ele nos amou primeiro e continua amando-nos; nós também correspondemos com nosso amor” (Deus caritas est, n. 17).
Não é por acaso que neste mês de setembro exaltamos a Palavra de Deus, revelada e inspirada pelo Espírito Santo. Desse modo, após celebrarmos este mês vocacional, privilegiando as vocações: matrimonial, sacerdotal, religiosa e laical desejamos que a Palavra de Deus fecunde nossas vidas, por meio de sua leitura, oração e meditação, seja pessoal ou comunitariamente.

Desde o Antigo Testamento sabemos que Deus chama pessoas para colaborar com Ele no seu plano de salvação. Chamou Abraão (Gn 12,2), Moisés (Ex 3,10), Samuel (1Sm 3,9), e tantos outros. No Novo testamento é Jesus, o Filho de Deus, quem chama para partilhar com Ele a sua missão: “sou chamado/a por Jesus Cristo para trabalhar com Ele na realização da missão recebida do Pai, de que todos tenham vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10).

Experimentamos a vocação como um chamado pessoal que Deus nos dirige, por Cristo, na Igreja e por seu intermédio, o apelo do Espírito Santo que cala profundamente no coração: “coração daquele que crê, cheio de amor divino, fica incentivado para dedicar-se totalmente pela causa do Reino” (Bento XVI). 

Vocação é dom de Deus que toda pessoa recebe para o bem de si mesma e para o bem de todos. Responder a este vocare é dom de si. É abertura a Deus e aos outros. Portanto somos convidados a experimentar o amor que Deus por nós, de modo especial, celebrando a sua Palavra, que é Palavra geradora de vida, de libertação, partilha e comunhão.

SAV - Pinhais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS