LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS



A Lectio Divina

O nome Lectio Divina se deve a Orígenes. Ressaltamos que no exercício da Lectio Divina não há dicotomias, isto é, separação de um estágio para outro. É um processo contínuo. Não tem como afirmar quando, o momento que deve passar de um estágio para outro. Tudo deve ser um fruir natural, orante. Contudo, nesse exercício orante não devemos preocupar com os estágios, quando parar com um, e começar o seguinte. Antes devemos nos empenhar, dispormo-nos à vontade Deus e, assim, contemplarmos Deus mais de perto.

Um pouco de história

Esse método tem suas raízes nas liturgias judaica e cristã. A expressão Lectio Divina vem de Orígenes (doutor e sábio eminente da Igreja antiga, que nasceu por volta do ano 185). Ele diz que para ler a Bíblia com proveito é necessário esforço de atenção e de assiduidade. E mais, “é absolutamente necessário rezar para poder compreender as coisas divinas”. É deste modo, esclarece Orígenes, que chegaremos a experimentar o que esperamos e meditamos. 

A sistematização da Lectio Divina em quatro degraus, tal como a conhecemos hoje, foi organizada só no século XII, por Guido, um monge cartuxo, que escreveu um livrinho chamado A escada dos Monges (escada de nossa subida para Deus). Guido ensina que cada degrau tem a capacidade de produzir algum efeito específico no leitor da Bíblia. Podemos perceber que esses quatro passos estão presentes na liturgia da Palavra e nos cantos dos salmos da Liturgia das Horas/Ofício Divino.

O Concilio Vaticano II, no documento Dei Verbum retomou a antiga tradição. Recomenda com insistência a Lectio Divina (DV 25). Aqui no Brasil, a leitura Orante da Bíblia tem sido muito divulgada nas últimas décadas, pelo CEBI (Centro de Estudos Bíblicos). É incentivada pelas Comissões Episcopais Pastorais da CNBB, tais como a da Animação Bíblico-Catequética, a da Liturgia, e a dos Ministérios e Vida Consagrada. A esses esforços articula-se a CELEBRA (Rede de Animação Litúrgica), que está fortemente empenhada na iniciação à Lectio Divina.

A metodologia da Leitura Orante da Palavra

A Lectio Divina ou Leitura Orante é um método que nos orienta na leitura da Bíblia.  Os monges diziam que a Lectio Divina é a escada espiritual dos monges, por isso, possui quatro degraus: leitura, meditação, oração e contemplação. 

1º) A Leitura: conhecer, respeitar, situar – implica na escolha de um texto bíblico, seguido de uma leitura lenta e atenta, sem distrações, notando aspectos como o ambiente, o tempo, o porque daquela situação, o sentido literário, histórico e teológico que contém a passagem da Sagrada Escritura. Ver os personagens e suas ações, os verbos que aparecem no texto. Fazer silêncio, lembrando o que leu. 

2º) A Meditação: ruminar, dialogar, atualizar – a meditação é uma atividade mental e  racional que busca a ‘verdade oculta’, consistindo em descobrir no texto o que Deus quer nos dizer hoje. O que o texto diz para mim, para nós, hoje? Ler de novo o texto, ruminar, atualizar, assimilar e encarnar a Palavra, ligando-a com a vida, isto é, com a realidade pessoal e social em que vivo. O mais indicado nesse momento é escolher uma palavra, um gesto, guardá-lo na memória para ser repetido e mastigado durante o dia, ou seja, ruminar as palavras. 

3º) A Oração: suplicar, louvar, recitar – é um momento de admiração silenciosa e de adoração ao Senhor. É um caminhar em direção a Deus e no seu esforço e limite esvaziar-se para dar lugar a Deus. É ocasião para fazer uma oração de súplica, de louvor e de agradecimento a Deus. Converse com Deus, como um amigo fala com um amigo. Agradeça, louve e peça perdão. Se coloque em comunhão íntima com Deus e expresse seus sentimentos, confia-lhe seus projetos e consagração.

4º) A Contemplação: enxergar, saborear, agir – a contemplação reúne em si todo o caminho percorrido da Lectio Divina. É um mergulho dentro dos fatos para descobrir e saborear neles a presença ativa e criativa da Palavra de Deus. “É uma saborosa curtição da doçura que existe na Palavra de Deus” (Guigo – monge cartuxo que sistematizou a Lectio Divina). Formule uma frase para guardar e levar como lema para sua vida. Anotar o que ficou na mente e no coração.

Conclusão: Que sentimentos, moções ou percepções a oração suscitou em mim? Da minha parte fui fiel? Termine com a oração do Pai Nosso, consciente de querer viver a mensagem do Reino de Deus e fazer a sua vontade. 

Dez pontos para orientar a leitura orante da Bíblia

1. Iniciar, invocando o Espírito Santo.
2. Leitura lenta e atenta do texto.
3. Momento de silêncio interior, lembrando o que leu.
4. Ver bem o sentido de cada frase.
5. Atualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a vida.
6. Ampliar a visão, ligar o texto com outros textos bíblicos.
7. Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus.
8. Formular um compromisso de vida.
9. Rezar um salmo apropriado.
10. Escolher uma frase como resumo para memorizar.

Fonte: arquivo pessoal.

SAV - Pinhais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá