Encontro Vocacional em Pinhais



Despertar e descobrir a vocação

Neste fim de semana - 21, 22 e 23 de agosto - acontece no Seminário São Camilo o Encontro de convivência vocacional, com jovens que buscam o discernimento vocacional. Por isso segue texto acerca do assunto.

DESCOBRINDO MINHA VOCAÇÃO

Como sabemos a palavra vocação vem do latim "vocare", que quer dizer chamar. Então, após o despertar da vocação a pessoa começa a interessar-se por situações reais e específicas, como o cuidados com os pobres. Entretanto, ainda falta “algo a mais”. Como “descobrir a minha vocação”? É preciso muito atenção; ter os ouvidos afinados, os sentimentos aguçados e o coração tranquilo para perceber a vontade de Deus. Se houver a escuta amorosa, e o coração desejoso em fazer a vontade do Pai, com certeza a paz invadirá todo o ser em resposta ao chamado. 

A partir de uma resposta pessoal inicia-se a procura do carisma, essência de cada Ordem, Congregação e Instituto religioso. Depois desta fase do “descobrir” começa a fase do assumir o acompanhamento e o discernimento vocacional com a ajuda de pessoas da comunidade. Nesse período é natural acontecer uma inquietude em relação à decisão vocacional, no entanto, o próprio fato de já ter essa inquietude é em parte uma garantia para se conseguir realizar uma boa escolha, com prudência e coragem, porque o caminho é longo. 

Para nos ajudar nesta reflexão acrescentamos as seguintes perguntas: Qual o chamado de Deus para a minha vida? Como conhecê-lo? Quais os critérios que me permitem discernir o chamado divino? Sabemos que Deus tem para cada ser uma missão específica. A missão do homem não é imposta por força, mas sim é entregue à sua liberdade, privilégio sublime que constitui a grandeza incomensurável. Para tanto existem alguns passos fundamentais para se descobrir a vontade de Deus:

Ter uma vida sacramental ativa e participativa, principalmente, celebrando os sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação;

Alimentar a vida de oração, intensa e constante, de modo que disponhamos os nossos sentidos a escuta da voz de Deus;

Crescer no compromisso apostólico com a paróquia, pastorais, grupo de oração etc;

Buscar uma orientação espiritual, sermos ajudados a discernir a vontade de Deus de forma mais clara;

Cultivar a sincera confiança em Deus, sendo sinceros com nós mesmos e com o outro.

Deus não se cansa de convidar muitos para sua vinha – chamou e continua chamando – pois a iniciativa é sempre d’Ele. Ele chama diretamente de forma incisiva e carinhosa a trabalhar na sua vinha. E são muitas  as formas com que ele nos chama dentro de nossa realidade. Portanto, confiemo-nos ao Senhor que nos deu o seu Espírito, que mora em nós e nos assiste com seus dons e carismas, por isso, esta é a mais forte garantia de êxito nesse caminho de discernimento, Ele – o Espírito Santo – nos ajudará a descobrir a vontade de Deus para as nossas vidas, pois, Deus nos amou por  primeiro e nos quis participantes de seu projeto de criação como responsáveis por tudo o que existe. Deus chama para a vida, e Jesus afirma que veio para que todos a tenham em abundância (cf. Jo 10, 10).

Fonte: arquivo pessoal

SAV - Pinhais 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS