Arquidiocese de Curitiba promoveu encontro com profissionais da Saúde para celebrar o Dia do Médico
              
Texto e imagens - Diácono Osmar Vieira

No dia 21 de outubro, último sábado, cerca de 40 pessoas, entre profissionais da Saúde e religiosos, participaram da Santa Missa pelo Dia do Médico presidida por Dom Moacyr José Vitti, arcebispo, e concelebrada pelo padre Rivael de Jesus Nacimento, diácono Gilberto, entre outros sacerdotes.

Em sua homilia, Dom Moacyr fez referências à Campanha da Fraternidade deste ano, que tratou do tema da saúde pública, e citou os índices de desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) divulgados  pelo Governo Federal, dando um panorama da situação em que vive o povo brasileiro, principalmente os que dependem do SUS. “Números podem ser questionados, mas não ignorados”, disse o arcebispo, sugerindo que novos encontros com estes profissionais sejam realizados para se manter acesa a chama do diálogo entre a Igreja e os profissionais da Saúde.

O encontro foi animado pela médica e professora Maria de lourdes Tessole Biondo Simões, mais conhecida por Malu. Ao final, houve uma confraternização e um espaço onde os participantes dialogaram, se conheceram e trocaram experiências.

Dom Moacyr avaliou positivamente o encontro e afirmou que esse foi um importante passo para levar avante uma futura Pastoral dos Médicos, sobretudo pelo estímulo que a Campanha da Fraternidade deste ano proporcionou. “Plantamos uma semente que poderá crescer e desabrochar. Que a cada ano possamos trazer mais médicos para o nosso encontro e conscientizá-los dos princípios morais, éticos e evangélicos de nossa Igreja Católica”, enfatizou.

Para ele essa aproximação é muito importante não só para a Igreja, mas para a vida das pessoas, pois sabemos como é delicado lidar com a vida humana, principalmente dos irmãos enfermos e vulneráveis que necessitam se proteção. “Precisamos ter profissionais da saúde que protejam a vida em todo o seu sentido, da concepção à morte”, concluiu Dom Moacyr.
As fotos do evento estão disponíveis em nossa galeria de fotos, confira (www.arquidiocesedecuritiba.org.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS