São Camilo de Lellis



Camillo testemunhou que o acolhimento e cuidado daquele que sofre e está doente é o cuidado com o próprio Cristo

Por Fabiano Farias de Medeiros
Horizonte, 14 de Julho de 2015 (ZENIT.org)

Camilo de Lellis nasceu em Bacchianico, cidade do reino de Nápoles na Itália, no dia 25 de maio de 1550. Filho de Camila Compelli e João de Lellis, a criança foi fruto da velhice do casal. Seu pai era militar e sua mãe o concebeu aos sessenta anos. Desde cedo viveu ao lado da mãe que o educou na fé e na doutrina cristã, contudo Camilo era disperso quando se tratava dos estudos. Aos treze anos perdeu sua mãe e foi morar com seu pai no quartel. Seu pai não era um exemplo de conduta e por conta disso mudavam sempre de quartel até que o jovem Camilo, incentivado por seu pai, ingressou no serviço militar.

Aos 17 anos alistou-se no exército de Veneza. Sua pouca instrução não permitiu que o jovem aspirasse patentes maiores, permanecendo como soldado e contemplando os sofrimentos de muitos pelas doenças e conflitos. Aos dezenove anos perdeu seu pai e adquiriu uma úlcera em seu pé. Camilo enveredou pelos caminhos de seu pai e passou a ser violento e viciado em jogos. A ferida no corpo e na alma só aumentava e o jovem sem condições foi levado para Roma e foi internado no Hospital Santiago. Em troca do tratamento ofereceu seus trabalhos como servente.  Não estava ainda bem recuperado, novamente apresentou-se aos militares e empreendeu conflito contra os turcos. Em 1573, novamente viu-se em condição deplorável.

Foi acolhido em um mosteiro capuchinho onde pode então cair em si e diante da graça que o alcançou, aos vinte e cinco anos ingressou na Ordem dos Franciscanos. Retornou ao Hospital Santiago para tratamento, mas desta vez com o propósito de ajudar no cuidado dos doentes como voluntário. Em 1582 decide criar uma companhia para voluntariamente cuidar e amparar os pobres e enfermos. Retornou aos estudos com 32 anos e aos 34 foi ordenado sacerdote.

A companhia cresceu e foi reconhecida pelo Papa Gregório XIV em 21 de setembro de 1591 e intitulada Congregação dos Ministros Camilianos. Camilo teve sua ferida agravada e muito doente faleceu em Roma no dia 14 de julho de 1614. Em 1746 foi canonizado pelo Papa Bento XIV e em 1886 foi declarado Padroeiro dos Enfermos pelo Papa Leão XIII.

Fonte: Zenit.org

SAV - Pinhais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relíquia do Coração de São Camilo em Macapá

LECTIO DIVINA OU LEITURA ORANTE DA PALAVRA DE DEUS